WAREHOUSE MANAGEMENT SYSTEM

O conceito de logística 4.0 refere-se a uma gestão logística determinada pela interconexão, digitalização da informação e pelo uso de aplicativos em plataforma em nuvem.

WAREHOUSE MANAGEMENT SYSTEM


A evolução da tecnologia da informação vem transformando a gestão de operações e a logística.

Podemos citar o uso do código de barras, o EDI (Electronic Data Interchange ou intercâmbio eletrônico de dados), o RFID (Radio Frequency Identification ou Identificação via Radiofreqüência) e o Rastreamento de Frotas com Tecnologia GPS (Global Positioning System).

Estas ferramentas aumentam a velocidade do fluxo de informações e melhora a exatidão dos dados armazenados por uma empresa, no entanto, apesar do fato de que a logística 4.0 já é uma realidade em muitos pontos da cadeia de distribuição, há uma série de desafios que será preciso resolver para que a digitalização chegue a todos os âmbitos do armazenamento e da distribuição de produtos.

No ambiente competitivo atual, a automação logística é imprescindível para qualquer fábrica do futuro, pois o mercado já demanda lotes menores, maior freqüência dos pedidos e prazos de entrega cada vez mais curtos.

A ITprofile atua em consultoria de projetos logísticos através da ferramenta WMS promovendo a integração & Adequação do legado de ERP, APS e MES, a fim de otimizar os negócios da empresa com redução de custos e melhoria do serviço ao cliente.

O WMS é um sistema de gestão de armazéns e/ou CDs que aprimora todas as atividades operacionais (fluxo de materiais) e administrativas (fluxo de informações) dentro do processo de armazenagem, incluindo atividades como: recebimento, inspeção, endereçamento, armazenagem, separação, embalagem, carregamento, expedição, emissão de documentos e controle de inventário geral e cíclico.